Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 22 de Outubro de 2018. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
23/04/2013

Mobilização Nacional

Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde nesta quinta-feira, dia 25


As entidades médicas de todo o país organizam o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde, que vai ocorrer nesta quinta-feira, 25. Diversos protestos deverão ocorrer nos estados contra os abusos praticados pelas operadoras de planos de saúde na relação com médicos e pacientes. No RS, o assunto foi debatido em assembleia realizada na Amrigs, nesta segunda-feira, quando a Comissão Estadual de Honorários Médicos fez um relatos das negociações com as seguradoras.

A CEHM-RS tem se reunido semanalmente, alternando o local entre as sedes do CREMERS, AMRIGS e SIMERS, recebendo representantes das operadoras, quando são apresentadas as reivindicações médicas: adoção da CBHPM vigente (2012) como parâmetro de remuneração, consulta a R$ 80,00, indicação de uma data base anual para reajustes de honorários com índice de correção pré-determinado, melhoria na relação entre operadoras e prestadores evitando entraves burocráticos na liberação de procedimentos e reformulação dos métodos de auditoria.
Em recente pesquisa feita pela comissão, 72,7% dos médicos apontaram a baixaremuneração, a não adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) vigente (44,5%) e a burocratização informatizada (25,6%) como sendo as maiores dificuldades no atendimento ao pacientes de convênios.

A mobilização, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é um alerta para gestores das operadoras dos planos de saúde, gestores públicos e à sociedade em geral. Na carta aberta à população, assinada pelas três entidades nacionais – Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – os médicos informam a retomada do diálogo com os empresários.

Além do reajuste adequado dos valores das consultas e procedimentos, a classe cobra uma resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as propostas de cláusulas obrigatórias a serem inseridas nos contratos entre médicos e planos de saúde, apresentadas pelos médicos em abril do ano passado. O apoio ao Projeto de Lei 6.964/10, que trata da contratualização e da periodicidade de reajuste dos honorários, também é uma das bandeiras da mobilização.

Nos casos de suspensão temporária de atendimentos eletivos, os pacientes serão atendidos em nova data, que será informada. O protesto não atinge os casos de urgência e emergência. Para eles, o atendimento está assegurado.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2018 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min