Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 21 de Novembro de 2017. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
02/12/2010

Encontro de CRMs

Diretor-presidente da Anvisa participa e fala sobre novas regras para venda de antibiótico


O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, compareceu, nesta quarta-feira (1º), ao Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, para falar sobre a RDC 44, que desde 28 de novembro fixa novas regras para venda de antibióticos.

No encontro, que aconteceu durante a reunião da diretoria do CFM com os presidentes dos conselhos regionais de todo o país, a agência pediu apoio do CFM na sensibilização os médicos para a importância da resolução. O presidente da Anvisa frisou que esta é, na verdade, uma “norma para uma legislação que já existe”, tendo em vista que já consta na tarja vermelha dos antibióticos que a venda está sujeita à prescrição médica.

“A Anvisa só ampliou a capacidade de fiscalização. Mexemos com interesses comerciais, mas valorizamos a prescrição médica”, afirmou Mello, frisando ainda que o objetivo da agência é simplificar o trabalho do médico – e não o contrário.

No encontro, os representantes dos conselhos regionais manifestaram apoio à medida e relataram as especificidades regionais no cumprimento da norma. O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, relatou que considera fundamental a parceria do CFM com a Anvisa para esclarecer médicos, farmacêuticos e a sociedade sobre o cumprimento da RDC.

Saiba mais – A RDC 44/2010 da Anvisa estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico.

Desde 28 de novembro, as farmácias e drogarias de todo o país só podem vender esses medicamentos mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento. A validade da receita é de 10 dias.

Clique aqui para acessar a Resolução

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2017 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min