Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
04/02/2013

Santa Maria

Cremers faz visita de apoio e solidariedade aos médicos de Santa Maria


O presidente do Conselho Regional de Medicina, Rogério Wolf de Aguiar, acompanhado do 1º secretário da entidade, Ismael Maguilnik, visitou nesta quinta-feira, dia 31, as principais unidades de saúde de Santa Maria, reunindo-se com as equipes médicas que prestam atendimento às vítimas da tragédia ocorrida domingo.

Aguiar destacou a mobilização dos médicos locais, que acorreram em grande número ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, na área central da cidade, assim que souberam do acontecimento. O mesmo ocorreu em outras unidades de saúde, como o Hospital Universitário da UFSM, o Pronto Socorro, o Hospital Casa de Saúde e a UPA, todas visitadas pelo Cremers.

- Os médicos foram solidários, incansáveis e eficientes. Além disso, é preciso destacar a rapidez como se organizaram para prestar assistência ao grande número de pacientes. Graças a essa mobilização, que incluiu também os demais profissionais da saúde e o pessoal de apoio, é que o número de mortos não foi ainda maior”, observa o presidente do Cremers, destacando também a participação da comunidade:

- É importante destacar a participação dos cidadãos locais, como os taxistas, que voluntariamente ajudaram no transporte das vítimas para o Hospital de Caridade. E assim muitas outras pessoas colaboraram de forma voluntária e despojada, numa bela demonstração de solidariedade em meio ao sofrimento.

Ao todo, perto de 400 médicos participaram do mutirão formado para atender as vítimas, muitas delas ainda internadas. Segundo Aguiar, é preciso ‘cuidar também dos cuidadores’. Para ele, é visível que muitos médicos estão com forte desgaste físico e emocional. As vítimas, seus familiares, os amigos, os colegas de faculdade, e também os médicos, estão sujeitos a um estresse pós-traumático e terão de buscar atendimento, avalia Aguiar.

O primeiro secretário Ismael Maguilnik também ficou impressionado com os relatos e o cenário dramático que constatou nas visitas e nas conversas com os médicos. “Chama a atenção a solidariedade acima de tudo. A solidariedade dos médicos, dos outros profissionais, da população, dos taxistas, fundamentais na remoção rápida, o que contribuiu para salvar vidas. Elogiável também a estrutura rápida e eficiente que foi montada”.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min