Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 17 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
02/03/2016

I ENCM 2016

Abertura do I ENCM 2016 reforça posição do CFM contra corrupção e volta da CPMF


O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, ressaltou nesta quarta-feira (2 ) a posição da autarquia em defesa do combate à corrupção no País, em especial no setor público; e contra o retorno da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), proposta que está em discussão no âmbito da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a partir de iniciativa do Governo. A manifestação aconteceu na abertura do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2016, que começou pela manhã e se encerra na próxima sexta-feira (4), em Natal (RN).

Na solenidade de abertura, Carlos Vital leu o “Manifesto em Defesa da Democracia e da Ética”, aprovado pela plenária do CFM, e reiterou ainda a preocupação da entidade com o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da adoção de medidas que garantam a oferta de boas condições de atendimento da população e de trabalho para os profissionais da área.

Entre os pontos necessários para a melhora do SUS, o presidente do CFM citou a criação de uma carreira de Estado para o médico, a adoção de adequado financiamento para o setor e uso competente dos recursos disponíveis e dos mecanismos de controle e avaliação. “O Governo precisa modernizar suas ferramentas de gestão, ter um planejamento a partir de prioridades e fazer o monitoramento permanente de seus gastos para evitar desvios e a incompetência administrativa”, ressaltou.

No primeiro dia do encontro, os participantes acompanharão mesas dedicadas ao debate em torno do zika vírus, que está assustando o Brasil e o mundo. Serão analisados seus efeitos neurológicos e suas implicações na obstetrícia. Até o fim do I ENCM, os participantes – representantes dos 27 conselhos regionais de medicina – também abordarão temas como a terceirização na saúde, o futuro da medicina na América Latina, a implantação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (Saeme) e o uso das mídias sociais pelos médicos, entre outros temas.

Para Marcos Lima de Freitas, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), anfitrião e corresponsável pela organização do evento, a programação aborda questões urgentes para a saúde brasileira e deve contribuir para o avanço de propostas importantes dos conselhos de medicina para o enfrentamento dos diferentes problemas. “Percebemos que os CRMs e os CFM estão cada vez mais alinhados. Esta ação conjunta traz benefícios não apenas para os médicos, mas para toda a sociedade”, afirmou, ao dar boas-vindas aos participantes.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min