Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 20 de Maio de 2018. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
11/05/2018

Literatura

Médico Roberto Pelegrini Coral lança livro no dia 15 de maio


Roberto Pelegrini Coral lança no dia 15 de maio, a partir das 18 horas, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av Independência, 75), seu livro de estreia Coral canta a Grande Tristeza (AGE Editora, 112 páginas). O autor selecionou 41 relatos, entre contos e crônicas que evocam sua memória afetiva, tecendo, assim, toda a sua trajetória de vida.

O título do livro, segundo o editor Paulo Flávio Ledur, carrega múltiplos significados. “Pois assim são também os textos que o Dr. Coral nos oferece neste livro: vão das mais harmônicas relações humanas de sua família e do bucólico bairro da Tristeza (que de Tristeza nada tem) à desesperada fuga do hospital em que estava internado o pequeno Roberto; varia do menino convalescente de complicada doença ao consagrado curador de doenças e médico cirurgião; e oscila entre o jovem vibrante e festeiro ao disciplinado marido e pai”, comenta.

No texto de apresentação, o médico J.J. Camargo observa o estilo do autor, que tem a virtude de transportar o imaginário do leitor para o local da história que vai sendo contada com um apelo afetivo irresistível. “De um jeito simples e direto, a história vai fluindo em sequência cronológica que coloca o leitor numa trilha biográfica marcada por uma espontaneidade comovente.”

O autor
Roberto Pelegrini Coral nasceu em Meleiro, Santa Catarina. Aos seis anos de idade veio morar na Cidade Baixa, bairro boêmio da Porto Alegre de então, e após três anos foi para a Tristeza, na época um bairro bucólico e interiorano. Fez o Ginásio e Científico no Colégio Estadual Padre Reus.

Formou-se médico pela antiga Faculdade Católica de Medicina, hoje UFCSPA. Fez residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde até hoje exerce a profissão de cirurgião, com intensa atividade acadêmica. Publicou diversos artigos científicos sobre Cirurgia do Esôfago em revistas nacionais e internacionais.

É Mestre e Doutor em Gastroenterologia pela UFRGS. Foi cirurgião do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, sendo seu diretor médico e geral por doze anos. Atualmente é diretor médico do Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e Professor de Cirurgia Digestiva na Faculdade de Medicina da ULBRA.

Serviço:
Lançamento de “Coral canta a Grande Tristeza” (AGE Editora, 112 páginas, R$35), de Roberto Pelegrini Coral
Dia 15 de maio (terça-feira), a partir das 18 horas, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av Independência, 75)

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2018 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min