Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
26/03/2010

Fórum de Emergências

Encontro termina com propostas para solucionar crise elencadas na Carta de Porto Alegre


À tarde, o painel de abertura foi “Gerenciamento Administrativo”, coordenada pelo tesoureiro do Cremers Isaias Levy. Durante o debate, foram abordados os temas “Implementação de triagem/estratificação de risco”, pelo Gerente de Emergências do HC João Albino Potrich; “Protocolos assistenciais”, por Luiz Antonio Nasi, Chefe do Serviço de Emergência do HCPA; “Marcador de qualidade”, com Welfane Cordeiro Junior, coordenador Estadual de Urgência, Emergência e UTI do Estado de MG; e “Transporte intra-hospitalar e procedimentos sob supervisão”, por Francisco Bruno, da Emergência Pediátrica do HSL-PUCRS. Também estiveram presentes os debatedores Maria Rita de Assis Brasil, vice-Presidente do SIMERS, Fernando Fernandez, emergencista do HMD e HMV e Luciano Vitola, pneumologista pediatrico do HPS e HCS.
A última mesa do Fórum de Emergências trouxe o tema “Ensino, especialização e titulação”, abordando a formação de médicos especializados em emergência. Segundo os debatedores, a qualificação deve começar na graduação, seguida da residência em emergência. A criação do título de médico emergencista, ainda inexistente no Brasil, também foi defendida.
O painel foi coordenado pelo segundo secretário do Cremers, Ismael Maguilnik, e contou com a presença de Mauro Czepielewski, diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS; Ana Paula da Rocha Freitas, chefe da Residência de Emergência do HPS; Luiz Alexandre Alegretti Borges, coordenador da Câmara Técnica de Emergências do CREMERS; Márcio da Silveira Rodrigues; Emergencista do HMD e SAMU Metropolitano; Frederico Carlos de Sousa Arnaud, Presidente da ABRAMEDE; Eduardo Vaz, vice-Presidente da SBP.
Encerrando o evento, o presidente do Cremers, Cláudio Franzen, coordenou um painel com duas miniconferências. A primeira, sobre “A responsabilidade penal e administrativa do emergencista, diretor técnico e gestor”, foi proferida pelo Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual/RS Mauro Souza. A seguir, Jefferson Pedro Piva, coordenador Geral das Câmaras Técnicas do Cremers, abordou “A responsabilidade ética do emergentista, diretor técnico e gestor”.
Por fim, foi lida a Carta de Porto Alegre, documento elaborado pelas entidades participantes do Fórum com propostas para solucionar a crise atualmente enfrentada pelas emergências. Entre as medidas sugeridas, estão o limite de pacientes graves atendidos por cada médico, implementar uma estratificação de risco conforme modelos aceitos, criar imediatamente a central reguladora de leitos de emergência sob a gerencia do gestor de saúde, estimular a formação e fixação do médico no Serviço de Emergência, e estabelecer e cumprir o limite de 20% acima da capacidade máxima e 48h de internação dos pacientes.

Clique aqui para ler a íntegra da Carta de Porto Alegre

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min