Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 15 de Setembro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
27/05/2010

Fórum de Emergências

Médico elogia realização do evento e sugere encontro sobre a Atenção Básica


O médico André Bendl (CRM 23819) enviou correspondência ao Cremers para cumprimentar pela realização do Fórum de Emergências, dias 25 e 26 de março, e também para sugerir um evento para discutir a Atenção Básica.
Bendl destacou: “... Confesso também minha alegria e admiração pela organização onde se pode ouvir todos os prismas que envolvem a questão, o que faz deste conselho, um local de pura democracia e cidadania. Sem dúvida nenhuma a temática é imprescindível e fundamental, pois é dramática a situação quando um paciente necessita de atendimento de alta complexidade e locais de baixa complexidade não conseguem drenar seus pacientes, necessitados, para este”.
O médico aproveitou para sugerir um Fórum sobre o Atendimento de Atenção Básica no RS e no Brasil: “Sob minha ótica e perspectiva, considero séria essa questão: é o maior campo de trabalho e emprego do país: o trabalho das equipes de ESF. Discussões sobre a formação destes profissionais, situação de trabalho, trabalho em grandes centros e no interior. Relação com Gestores. Situação da portaria 648 e sobre a relação com a enfermagem e com equipe de trabalho. Função do médico na equipe e sua importância e seu trabalho em Unidade Básica de Saúde. Recentemente, o CFM emitiu parecer para cumprimento do decreto lei de 1932, entretanto, penso eu, pouco ou nenhuma cidade aderiu a isso, pois em muitos municípios do interior do RS, o pensamento é o seguinte: “Quem manda na ESF é a enfermeira”, como eu já ouvi de um gestor.
“... Além disso, discussão sobre as políticas públicas de saúde, etc. Sei que um homem não faz guerra, entretanto sei que sou lido (ouvido) neste Conselho pois fui muito bem atendido quando de minhas solicitações e sei que irão, ao menos, pensar nesta possibilidade. Sei que devemos pautar nossas condutas na realidade e não tenho estudos objetivos no RS sobre o trabalho do médico na ESF, entretanto, pela minha experiência, evidencia grau D. Vejo muitos problemas e que necessitam da união do CREMERS e do SIMERS para que o médico seja respeitado, não somente o especialista em medicina de família e comunidade, mas aquele clinico geral que também necessita de apoio e que muitas vezes é ele a principal porta aberta do sistema único de saúde”.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min