Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 17 de Janeiro de 2020. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
19/04/2011

SBOT

Sociedade Brasileira de Ortopedia encaminha carta à presidenta Dilma Rousseff


Carta à presidenta


Texto: Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff
DD. Presidenta da República


Com pesar, a Sociedade Brasileira de Ortopedia, devidamente representada, se une aos milhões de brasileiros que manifestaram tristeza pelo falecimento do Sr. José Alencar, ex-Vice-Presidente da República, que será lembrado pela capacidade de trabalho, ética, empreendedorismo industrial e versátil vida política.

A sua última missão foi demonstrar à nação os benefícios que o pensamento positivo, a religiosidade, os laços familiares e de amizade exercem sobre a evolução de um câncer considerado incurável.

O longo período da doença também mostrou o lado mais eficiente da medicina brasileira, onde brilhantes médicos e recursos tecnológicos de última geração prolongaram e deram qualidade à vida do querido José Alencar.

Tais condições deveriam ser estendidas a todos os brasileiros e brasileiras e sabemos que todos os dias os governantes das esferas federal, estadual, e municipal se esforçam para isto.

O esforço é, contudo, insuficiente, como V.Exª sabe. Contudo, a realidade nos mostra a triste situação do atendimento à saúde da grande maioria da população brasileira. Melhorar a gestão é apenas um dos itens a percorrer. Impõem-se com urgência o aumento de recursos.

Estamos atrás de muitos países sul-americanos neste item, com pífios 3,7% do PIB, ou 328 dólares/hab/ano, conforme estudo recente da UNICAMP, quando a sugestão da ONU é que se destine de 6% a 8% do PIB para o Sistema de Saúde.

Precisamos de centros médicos de excelência, mas precisamos também de centros médicos capazes de permitir um atendimento eficiente. Apenas isto: Eficiente.


"Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra, porque os homens que perdem a honra morrem em vida" declarou José Alencar.

Estimada Presidenta, uma grande parcela do atendimento médico do nosso país é realizada com desonra.

Os ortopedistas do Brasil, responsáveis pelo atendimento do trauma músculo-esquelético, unidos aos médicos de todas as demais especialidades, esperam pela mudança do quadro atual e se colocam ao inteiro dispor para ajudar.

Atenciosamente,

Osvandré Lech
Presidente

Jorge dos Santos Silva
Secretário Geral

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2020 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h00min às 18h00min