Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 16 de Outubro de 2019. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
02/06/2011

Imunoglobulina Anti-Rho

Ministério da Saúde responde a pedido de providências do Cremers sobre falta do medicamento


Devido aos apelos de hospitais de todo o Estado que vêm sofrendo com a falta de imunoglobulina anti –Rho (D), o Cremers enviou ofícios, em abril, ao Ministro da Saúde e à direção da Anvisa solicitando providências. O medicamento evita a doença hemolítica do recém-nascido, na ocorrência de incompatibilidade mãe e filho (mãe Rh negativo e filho Rh positivo).

Desde o início do ano, o Brasil está desabastecido de Imunoglobulina anti-D ou anti-Rh, que é imprescindível e precisa ser aplicada nas primeiras 72 horas após o nascimento. A situação é ainda mais grave porque o medicamento não possui sucedâneos.

Após contato com as empresas que possuem registro do produto na Anvisa, o Ministério da Saúde informou ao Cremers, através de ofício, que a dificuldade de abastecimento se deve à falta de matéria-prima – a imunoglobulina anti-Rho é produzida a partir de plasma humano hiperimune a anti-D. Entretanto, os laboratórios afirmam que a situação deverá ser regularizada a partir de junho do corrente ano. Para 2012, providências estão sendo tomadas para que o problema não se repita.

O Ministério orienta que os gestores municipais e estaduais da Assistência Farmacêutica e prestadores de serviço entrem em contato direto com os fornecedores para viabilização do envio do medicamento.

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2019 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3300-5400 e 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 08h40min às 18h00min