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O que é CÂMARAS TÉCNICAS
As Câmaras Técnicas foram instituídas no âmbito da estrutura organizacional do Cremers, através da Resolução Cremers nº 04/2000, atendendo a necessidade de posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional médica. As Câmaras Técnicas, sendo um órgão consultivo, têm como principal atribuição avaliar e emitir pareceres no âmbito das respectivas especialidades, só não lhes cabendo interferir no andamento de sindicâncias envolvendo profissionais e assuntos dessas mesmas áreas.
Em 2002, o Conselho Regional de Medicina, através da Resolução nº 02/2002, cria a Coordenação Geral das Câmaras Técnicas, composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelo Primeiro Secretário do Cremers. A Resolução 01/2007 altera a Resolução 02/2002, e cria o cargo de Coordenador das Câmaras Técnicas, com a finalidade de agilizar a coordenação das diversas CT do Cremers. O Plenário aprovou o nome do Conselheiro Dr. Jefferson Pedro Piva para Coordenador das Câmaras Técnicas.

No processo de implementação das Câmaras Técnicas, as Sociedades de cada especialidade indicaram de 03 a 05 nomes para a composição das mesmas, os quais foram apreciados pela Diretoria do Cremers ad referendum do Plenário.

Atualmente, encontram-se instituídas 48 Câmaras Técnicas.

Coordenação Geral das Câmaras Técnicas - CGCT
Resoluções e Portarias do Cremers

Resolução nº 04/2000: Institui as Câmaras Técnicas no âmbito do Cremers

Resolução nº 02/2002: Cria a Coordenação Geral das Câmaras Técnicas, dispõe sobre as suas atribuições e aprova as normas operacionais das Câmaras Câmaras.

Resolução nº 01/2007: Altera a Resolução Cremers n° 02/2002 - Cria o cargo de Coordenador Geral das Câmaras Técnicas.

Normas Operacionais
Normas Operacionais das Câmaras Técnicas a que se refere o artigo 4º da Resolução Cremers nº 01/2007.

As Câmaras Técnicas, instituídas pela Resolução 04/2000, seguem as seguintes normas operacionais:

a) cada Câmara Técnica será composta por membros indicados pela Diretoria, ad referendum do Plenário, cabendo ao Coordenador supervisionar o funcionamento da Câmara Técnica;

b) cada Câmara Técnica terá um Presidente e um Secretário, escolhido pelos seus membros;

c) as reuniões serão, preferencialmente, mensais e convocadas pelo Presidente da Câmara Técnica que assinará seus expedientes de comum acordo com o Coordenador;

d) a Câmara Técnica deverá elaborar um cronograma de reuniões, encaminhando-o à Coordenação Geral das Câmaras Técnicas (CGCT). Antes de convocar cada reunião o presidente deverá verificar junto à CGCT a disponibilidade de local e infra-estrutura;

e) as solicitações das Câmaras Técnicas deverão ser encaminhadas por escrito à CGCT;

f) a solicitação de afastamento como membro da Câmara Técnica dar-se-á por manifestação escrita ou ausência, sem justificativa, a três reuniões consecutivas ou cinco reuniões ao ano, quando elas forem mensais;

g) a proposição de um novo membro para a Câmara Técnica deverá ser encaminhada à Diretoria do Cremers, que poderá aceitá-la ad referendum do Plenário;

h) o desligamento do membro da Câmara Técnica deverá ser comunicado ao Coordenação Geral das Câmaras Técnicas (CGCT);

f) cabe à Coordenação Geral das Câmaras Técnicas alterar, se necessário, as normas operacionais, bem como resolver casos omissos nestas normas.

Endereço Eletrônico: ct@cremers.org.br

Pareceres Selecionados, obra integrante da Coleção Cremers
Lançado 18 de outubro de 2006, durante a cerimônia do Dia do Médico, o segundo livro da Coleção Cremers traz um compêndio de Pareceres Selecionados das Câmaras Técnicas do Cremers. Aqui pode ser feito o download do volume I e do volume II.

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